Como Limpar o Nome Estando Inadimplente?

Vip Assessoria  – Negociação amigável em Juros Abusivos

Como limpar o nome estando inadimplente é uma dúvida comum em nosso país, afinal, quem nunca se perguntou o que fazer ao descobrir de supetão que o seu nome estava sujo?

De acordo com o recente Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil da Serasa, no mês de janeiro de 2024, o Brasil contava com mais de 72 milhões de pessoas endividadas, e o que compôs todo esse cenário foram as milhares contas básicas atrasadas, as dívidas não pagas do cartão de crédito, o cheque especial acumulado, entre outras.

O número de brasileiros com o nome sujo infelizmente é grande, seja pelos gastos excessivos, pelas compras de supérfluos, despesas inesperadas ou até pequenos deslizes, essa é a realidade para a grande parte da população. Mas, afinal, como eu posso resolver essa situação e restabelecer o meu nome?

Nesse artigo iremos te orientar a como limpar o seu nome mesmo estando inadimplente, o que evitar ao contrair dívidas, como se restabelecer financeiramente e por último, mas não menos importante, a quem recorrer ao descobrir que o seu nome está sujo.

No entanto, antes de entrarmos em todos esses tópicos, vamos começar pelo início:

O que é o nome sujo?

Primeiramente, temos que entender o que significa o termo “nome sujo” que é tão assustador.

Basicamente, ter o seu “nome sujo” significa que o seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) foi inscrito em órgãos de proteção ao crédito, também chamados de birôs de créditos, como os famosos Serasa ou SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), muito conhecidos pelo público no geral.

Isso ocorre quando o consumidor acaba não pagando por uma dívida e o credor dela, que pode ser um banco, uma instituição financeira, um varejista ou uma concessionária, informa esse não pagamento às instituições de proteção ao crédito, que a partir daí, inserem o nome e o CPF do consumidor em seu banco de dados e deixam essas informações disponíveis a quem quiser consultá-las.

Porque o meu nome está sujo?

Se o seu nome está sujo, é porque o seu CPF foi inscrito nos birôs de crédito, e isso quer dizer apenas uma coisa; alguma dívida que estava vinculada ao seus dados não foi paga na data de vencimento, gerando quase que automaticamente, a sua inadimplência e negativação do nome.

Confira abaixo as principais contas e dívidas que podem gerar uma restrição ao seu nome, se não forem pagas no prazo determinado:

• Contas Básicas

As contas que são consideradas de serviços básicos, como as contas de água, luz, gás e telefone ou internet, podem levar o seu nome aos órgãos de proteção ao crédito se não forem devidamente pagas.

• Dívidas no Cartão de Crédito

O não pagamento da fatura do cartão de crédito é uma das principais causas de inadimplência no Brasil, onde os juros são altos demais e podem fazer a dívida duplicar e as vezes até triplicar de valor, dificultando ainda mais o seu pagamento.

• Empréstimos e Financiamentos

Deixar de pagar as parcelas de empréstimos pessoais, financiamentos de veículos ou imóveis, também resultam na negativação do nome caso não sejam pagas no prazo determinado.

• Cheque Especial

O uso descontrolado do cheque especial, que geralmente possui juros altos, pode levar ao acúmulo de uma dívida difícil de ser quitada, caso não seja paga rapidamente.

• Despesas Médicas

Houve um imprevisto de saúde na sua família e você precisou gastar mais do que o esperado? Infelizmente, isso é mais comum do que se imagina, e muitas pessoas acabam com os seus nomes negativados por não conseguirem quitar as suas dívidas com os hospitais, clínicas ou consultórios médicos.

• Multas de Trânsito

Apesar de pouco divulgado, deixar de pagar pelas multas de trânsito recebidas ou outras taxas municipais e estaduais, também podem causar a inadimplência e levar o nome do consumidor ao registro de proteção ao crédito.

Passo a Passo:

1 – Acesse o site ou o aplicativo da Serasa e clique em “Consultar grátis”;

2 – Faça o seu cadastro na plataforma, nele você só precisará informar os seus dados pessoais;

3 – Faça o login na sua conta, informando o seu CPF e a senha que foi cadastrada para acessar;

4 – Após entrar, se você tiver contas atrasadas ou dívidas negativadas em seu nome, elas aparecerão na tela logo depois de realizar o login;

5 – E você ainda conseguirá ver os valores e os dados da empresa credora, caso exista pendências em seu nome;

6 – Prontinho!

Dica Bônus: Na mesma plataforma, você consumidor, também consegue consultar o seu score de crédito, que resumidamente é um indicativo do seu tipo de perfil financeiro, ele representa se você é um “bom” ou “mau” pagador.

Compartilhar

Recentes

Categorias

Faça Analise Grátis