Endividado X Inadimplente – Você sabe a diferença?

Vip Assessoria  – Negociação amigável em Juros Abusivos

Você sabia que estar endividado é diferente de estar inadimplente?

Segundo um levantamento do Banco Central do Brasil (BACEN) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 70% das pessoas gastam todo ou até mais dinheiro do que recebem mensalmente, representando um total de 150 milhões de brasileiros que não possuem controle sobre a própria vida financeira e especialmente sobre os seus gastos.

Mas na prática o que isso significa?

Isso basicamente significa que o Brasil é um país onde a sua totalidade de pessoas são endividadas, isso porque ser endividado não significa estar inadimplente. Conceitualmente, se você possui uma dívida sequer, como no cartão de crédito, já é o suficiente para ser considerado endividado. Agora, a inadimplência, diz respeito a falta de pagamento da dívida em questão feita no cartão de crédito.

Abaixo vamos te explicar tudo sobre a diferença entre esses dois perfis e muito mais, veja!

Em 2023, o percentual de famílias endividadas em julho do mesmo ano foi de 78,1% das famílias de todo o país, segundo os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que foi apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

fonte: https://portaldocomercio.org.br/economia/peic-2023-endividamento-anual-cai-pela-primeira-vez-desde-2019-mas-inadimplencia-recorde-atinge-quase-um-terco-da-populacao/

Trouxemos esses dados para te mostrar que o endividamento é bem mais comum do que a grande maioria da população imagina.

Mas afinal, o que é o endividamento? E qual a diferença entre ele e a inadimplência? No próximo bloco te explicaremos tudo detalhadamente. Fique de olho!

O que é o endividamento?

Como falamos acima, estar endividado é muito mais comum do que se pode pensar, já que para se encaixar nesse perfil, só é preciso ter uma dívida em aberto. E caí entre nós, quem hoje em dia não possui, não é mesmo?

“Mas como assim?”, você deve estar se perguntando.

Estar endividado significa que uma pessoa, empresa ou até uma entidade, devem dinheiro ao seu credor, seja ele um banco, uma instituição financeira, uma empresa ou uma outra pessoa.

Veja só, se você possui um cartão de crédito e utilizou ele para fazer uma compra parcelada mês a mês, como por exemplo; uma televisão ou geladeira, a partir da realização dessa compra você é considerada uma pessoa endividada.

E ao contrário do que a grande maioria dos consumidores imaginam, você continua sim endividado mesmo se estiver pagando todas as suas dívidas em dia, como por exemplo; as parcelas do seu financiamento ou os boletos do seu cartão de crédito.

Mas porque?

Bom, isso é simples! Estar endividado não diz respeito a sua condição financeira em poder pagar as dívidas que foram feitas, ele na verdade representa apenas os compromissos financeiros que você firmou em seu nome.

Ou seja, a partir do momento em que o consumidor possui uma dívida em seu nome, ele automaticamente está endividado.

Agora, se o consumidor conseguirá honrar o compromisso realizado e pagar por aquela dívida, em dia ou não, isso já é uma outra história.

E é aí que entra o conceito da inadimplência que tanto ouvimos falar. Veremos sobre ela um pouco mais para frente, continue lendo abaixo.

E como eu deixo de estar endividado?

Basicamente, você deixa de estar envidado somente quando liquida todas as dívidas que possui.

Ou seja, a partir do momento em que você paga integralmente todos os valores que deve a todos os seus credores, incluindo o valor do produto ou serviço que adquiriu e os possíveis juros ou taxas associadas a ele, aí você deixará de se enquadrar no perfil de endividado.

O que é a inadimplência?

Diferente do que a maioria das pessoas imaginam, a inadimplência nada mais é do que o acúmulo de dívidas sem pagamento.

Ou seja, ela acontece quando uma pessoa, uma empresa ou instituição, não conseguem pagar as suas obrigações financeiras, no caso uma dívida, no prazo que em ela foi previamente acordada.

Veja bem, seguindo o mesmo exemplo que citamos no bloco acima; se o consumidor possui uma dívida de financiamento ou de cartão de crédito, e por algum motivo não conseguir fazer o pagamento de uma das parcelas, deixando-a em atraso, ele estará automaticamente enquadrado no perfil de inadimplente.

Estar endividado é o mesmo que estar inadimplente?

A resposta é não! Nem todo endividado está consequentemente inadimplente, porém, todo inadimplente está endividado.

Qual a diferença entre estar endividado e estar inadimplente?

Como explicamos acima, eles são conceitos de perfis totalmente diferentes, mas que se completam, de certa maneira.

A inadimplência depende de uma dívida aberta, o endividamento, para poder acontecer. A inadimplência é uma forma muito específica do endividamento, onde as dívidas que se possui não foram pagas pelo devedor, apesar dele ter se responsabilizado com o pagamento no contrato assinado.

Já o endividamento indica apenas a existência de uma dívida aberta e ativa.

E de acordo com os critérios usados pelo Banco Central, existe uma pequena diferenciação entre as contas em atraso e a inadimplência, você sabia?

Calma que vamos te explicar tim tim por tim tim no próximo bloco!

Veja também: Endividado ou inadimplente?

O que é uma dívida?

Uma dívida é um tipo de obrigação financeira que uma pessoa, uma empresa ou uma instituição assume ao receber bens, serviços ou dinheiro emprestado por terceiros.

Nada mais é do que o dinheiro que alguém pegou emprestado e agora deve a outra pessoa ou entidade, como por exemplo; um empréstimo bancário ou um financiamento veicular e até mesmo o uso diário do cartão de crédito.

As dívidas geralmente possuem um valor principal, que é o montante original que o consumidor pegou emprestado. Porém, nela também pode ser incluído valores adicionais, como os juros e as taxas associadas a quantia que foi pega e pelo tempo de uso do dinheiro.

O endividado então fica responsável por pagar a dívida de acordo com os termos contratuais e no prazo que foi previamente estabelecido com o seu consentimento.

Por isso, é tão importante ter uma vida financeira organizada e gerenciar as dívidas de maneira correta, evitando enfrentar problemas no futuro, como por exemplo; a inadimplência pelo atraso ou falta de pagamento de uma obrigação financeira que, na teoria são parecidas, mas na prática não são a mesma coisa.

Como podemos te ajudar?

Em um país como o Brasil onde o endividamento é uma realidade para a grande maioria dos cidadãos, e a inadimplência só cresce a cada ano, é crucial contar com o apoio e orientação adequados para lidar com as diversas dificuldades financeiras que possam surgir devido a imprevistos nos pagamentos de compromissos bancários.

Foi pensando em casos de injustiça financeira com as vítimas da inadimplência ou endividamento por situações fora de seu controle, que nós, uma consultoria consolidada no mercado há mais de 10 anos, desenvolveu os seus serviços com soluções práticas e personalizadas que combatem os juros abusivos e cobranças indevidas, através da revisão de contratos bancários.

Com uma equipe comprometida, os seus consultores especializados fornecem todo o suporte necessário para proteger não só o seu bolso, mas os seus direitos como consumidor.

Compartilhar

Recentes

Categorias

Faça Analise Grátis